Entrevista con Leila Linhares Barsted y Jacqueline Pitanguy, de CEPIA.


1. Segundo sua experiência, o movimento feminista e demais organizações estão usando as TICs para prevenir e combater a violência contra a mulher?


Sim


Considera este uso suficiente ou limitado?


Limitado


Que experiências conhece?


Campanha dos 16 dias de ativismo pela fim da violência contra a mulher da AGENDE além dos diversos sites de ongs, incluindo o site da CEPIA, e da SPM


2. Utiliza as TICs no combate à violência contra a mulher em seu trabalho? Sim


a) Quais?


(x) TV


(x) Rádio


(x) Internet


( ) Celular


( ) Outras – especificar:


b) De que maneira são utilizadas?


( ) Programas de capacitação


( ) Serviços de denúncia


(x) Campanhas


(x) Mobilizações


( ) Outras – especificar:


c) Comente exemplos do uso de TICs em seu trabalho (exemplos, efetividade, alcance, dificuldades e outros aspectos que considerar relevantes).


A produção de peças de boa qualdiade em geral é dispendiosa, é dificil conseguir espaços gratuitos nos meios de comunicação mas já colocamos nossas mensagens em canais de TV e em rádio.


3. Quais recomendações faria ao governo brasileiro e a sociedade civil sobre a questão da violência contra mulheres e as TICs?


Ao governo brasileiro, recomedarímos colocar em canais abertos de TV e em rádios campanhas sistemáticas, bem como utilizar os meios de comunicação estatais. Além disso, os sites das diversas instituições públicas deveriam conter mensagens, informações de conteúdo e de esclarecimetno a esse respeito.


Para as instituições da sociedade civil, recomendamos um investimento maior na produção de peça de qualdiade e sua difusão. é também importante que se uma instituição ou ONG lancem uma campanha que tenham apoio das demais na sua difusão o que, infelizmente, raramente acontece.

Add new comment

Plain text

  • Lines and paragraphs break automatically.
  • Allowed HTML tags: <br><p>